quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Despedida emocionante


E aí, pessoal! Como o novo título do blog já diz, eu vou trazer aqui o que acontece no dia a dia de um setorista do Fluminense! Notícias, histórias, bastidores e outras coisas que acontecem conosco, meros parafusos nessa grande máquina chamada Jornalismo Esportivo.
E hoje eu começo falando de uma das coletivas mais emocionantes que já pude participar. É bem verdade que cobri poucas, em comparaçção a outros colegas de profissão, mas a de hoje ficará para a história.
Quinta feira. 13 de janeiro de 2010. Mangaratiba, Costa Verde do Rio de Janeiro. O centroavante Washington convocou uma entrevista coletiva no Hotel aonde o Fluminense realiza sua pré-temporada para anunciar sua aposentadoria. O atacante não conteve a emoção desde o momento que entrou pela sala. Antes, o Coração Valente almoçou no restaurante do hotel com seu assessor, Cadu, seu empresário, o ex-jogador Gilmar Rinaldi e sua esposa. Era possível reparar, que o atacante estava nervoso. Como uma criança que não quer deixar o parque de diversões. Ele olhava para nós, jornalistas que estávamos aguardando o fim de sua refeição com um olhar triste. Algumas risadas na mesa, mas logo depois um olhar apreensivo para a sala de imprensa. Quando, já na coletiva, ele falou: "Estou parando", seus olhos encheram de lágrimas e a dificuldade para falar aumentou. Alguns minutos depois, no meio da coletiva, mais uma surpresa emocionante. As duas filhas de Washington, Ana Caronlina e Catarina, entraram correndo pela sala e foram dar um beijo no pai. Nesse momento o Coração Valente ficou covarde. Totalmente à mercê da emoção de ver sua prole demonstrando um carinho incondicional. Alcides Antunes fazia um discurso agradecendo ao atacante pelo serviço prestado ao clube. O vice de futebol, também emocionado interrompeu sua fala e ficou olhando para a bela cena do pai com suas filhas.
Alguns jogadores do Fluminense também foram acompanhar a despedida do camisa 99. Ricardo Berna, Rafael, Tartá, Marquinho, Leandro Euzébio e Fred foram dar um abraço no agora ex-companheiro. O capitão Fred fez um discurso para Washington. Muitos aplausos. Após o término da coletiva, TODOS os jornalistas presentes (inclusive este que vos escreve) foram dar um abraço no jogador. Como torcedor assumido, agradeci por tudo que ele fez. Pelas alegrias que me deu, quando estive nas arquibancadas. Fiquei com os olhos cheios d´agua. Ao olhar pra mim, o Coração Valente disse: "ô rapaz, não faz isso comigo não!".
Como profissional, agradeci à sua disposição, sua boa vontade e sua simpatia diária ao dar entrevistas ou apenas para um bate papo em off.
Washington, você fez algo muito importante. Você não ganhou o carinho e a simpatida da torcida com títulos. Você ganhou isso com o seu coração. Sua bondade, sua educação, sua entrega ao clube nos treinos e nos jogos. Isso é muito maior do que qualquer título e pode ficar tranquilo, que seu nome JAMAIS será esquecido nas Laranjeiras.
Obrigado, Xitão!

nota: Depois da coletiva, os jogadores participaram de um jogo treino contra o Democrata, de Governador Valadares. Os titulares venceram por 3x1 no primeiro tempo. No segundo, Muricy colocou os reservas que venceram de virada por 2x1. A pré-temporada do flu acaba no domingo e eu não voltarei à Mangaratiba! Expectativa de apresentar Araújo e Edinho nesta sexta-feira (14) na pré-temporada!
Até amanhã,

2 comentários:

Anônimo disse...

Disparado o melhor texto que li sobre a despedida do Washington. Não deu pra globo.com, lancenet ou espnbrasil.
É impossívvel não gostar do xitão. Talvez um ódio passageiro, coisa de segundos, após um gol perdido de forma inacreditável. Vou sentir falta dele. Espero que ele vá assistir todos os jogos. Era bo mdemais cantar a música dele.

ps: vou favoritar teu blog no meu diogocavalcanti.wordpress.com

Unknown disse...

MT bom o texto! ate eu que vejo ele como alguem q nao fede nem cheira enquanto pessoa e como um atacante q nao tem o estilo de jogo que eu gosto fiquei comovido com o texto!